Biscoitos da Sorte
     


 

Origem do Biscoito da Sorte

Acredita-se que foi apenas no século XIX que nasceu o biscoito da sorte no formato que conhecido pro todos atualmente. É que na época da corrida do ouro norte-americana muitos chineses imigraram para os Estados Unidos e trabalharam na construção de diversas estradas de ferro, recebendo destaque a que ligava Serra Nevada até a Califórnia.
Tanto as cidades de San Francisco e Los Angeles, reivindicaram o direito de terem sido o seu lugar de origem. Desde as primeiras décadas do século XX, as duas cidades avocaram para si o direito de reconhecimento como berço da invenção, devida segundo cada grupo de defensores, a dois proprietários de estabelecimentos comerciais residentes em cada uma das duas cidades que pleiteavam seu reconhecimento.
Os que defendiam San Francisco, alegavam que os biscoitos teriam lá surgido em 1909 por iniciativa do imigrante japonês Makato Hagiwara, proprietário de uma casa de chá, enquanto que o outro grupo argumentava que os primeiros desses biscoitos tinham sido preparados em Los Angeles em 1918, idealizados por David Jung, dono de uma fábrica de macarrão do tipo chinês.
Pelo menos teoricamente e até hoje contestada, a polêmica só foi resolvida em 1983, quando a Corte de Revisão Histórica de San Francisco decidiu que o mérito da invenção pertencia àquela cidade. Embora essa decisão tenha sido proferida por um juiz federal em uma corte que se reúne a intervalos irregulares para julgar casos curiosos de interesse histórico, os vereditos são puramente simbólicos, pois não possuem força legal ou acadêmica, e suas decisões nem sempre refletem a palavra final sobre o assunto.
Desde então os biscoitos da sorte ganharam notoriedade e tornaram-se parte indispensável de qualquer refeição chinesa nos quatro cantos do mundo. E ganhando novas variaões.

TIRAR SORTE


 

Voltar Estrelar

Voltar

 

 

 

Não deixe de visitar nossos parceiros